Conservação ambiental
Plano ABC+ Alagoas impulsiona agricultura sustentável e combate mudanças climáticas
Comprometido com a conservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, o governo de Alagoas avança na implementação do Plano ABC+ Alagoas

Comprometido com a conservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, o governo de Alagoas avança na implementação do Plano ABC+ Alagoas, iniciativa que promove práticas e tecnologias para uma agricultura de baixo carbono. O objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a sustentabilidade na produção agropecuária do estado, com a meta de resgatar até 2 milhões de miligramas de carbono da atmosfera até 2030.
Desde 2023, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) coordena o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas, incentivando produtores e instituições a adotarem práticas sustentáveis no campo. A estratégia segue diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e coloca Alagoas como o primeiro estado do Norte e Nordeste a publicar seu Plano de Ação Estadual (PAE).
“A implementação desse plano é um compromisso do governador Paulo Dantas, concretizado para impulsionar uma agropecuária economicamente viável e sustentável. O diferencial é que todas as estratégias são acessíveis a grandes produtores e também à agricultura familiar”, destacou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
Tecnologias e metas sustentáveis
O Plano ABC+ engloba tecnologias produtivas que aumentam a sustentabilidade da produção agropecuária. Atualmente, o setor responde por 42% das emissões de gases de efeito estufa no estado, seguido pelo setor de energia, com 33%.
Entre as principais metas do plano, destacam-se: Recuperação de Pastagens Degradadas (PRDP): ampliação de 10 mil hectares com práticas adaptadas ao solo local; Sistema de Plantio Direto (SPD): expansão de 5.450 hectares para culturas como grãos e hortaliças; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAF): ampliação de 3.700 hectares; Florestas Plantadas: ampliação de 15 mil hectares com reflorestamento estratégico; Bioinsumos: expansão do uso sustentável em 10 mil hectares e Irrigação sustentável: aumento de 1 mil hectares com adoção de sistemas eficientes de irrigação.
“Essas estratégias são essenciais para diminuir a degradação do solo, aumentar a produtividade das pastagens e reduzir a emissão de GEE pelo setor agropecuário”, explica Juliane Viapiana, gerente de Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Seagri.
O que é o Plano ABC+?
Popularmente conhecido como Plano ABC+, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono incentiva a adoção de práticas agropecuárias sustentáveis e a adaptação às mudanças climáticas. Criado para vigorar entre 2020 e 2030, seu foco é reduzir a emissão de carbono na produção de grãos, fibras e bioenergia, garantindo maior resiliência climática.
O Plano Estadual segue diretrizes do Plano Nacional, construído em parceria com entidades públicas, privadas e representantes da sociedade civil, consolidando um modelo de produção mais sustentável e alinhado às demandas ambientais globais.
