CNA
Setor produtivo discute rastreabilidade e classificação de carcaças bovinas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu a rastreabilidade individual, além da classificação e tipificação de carcaças de bovinos e bubalinos, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina.
No encontro, o grupo tratou da proposta de Instrução Normativa para instituir um sistema nacional de classificação de carcaças, apresentada pela CNA ao Ministério da Agricultura. Atualmente, a proposta está em análise pelo órgão.
O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, cobrou um posicionamento do Mapa em relação à proposta e destacou que o avanço da tecnologia e o amadurecimento da produção pecuária permitem que o Brasil discuta a classificação de carcaças de forma a beneficiar toda a cadeia produtiva.
“Em um cenário onde mercados exigentes, como Japão e Coreia do Sul, pagam um preço maior pela qualidade da carne, ter parâmetros transparentes de classificação de carcaça e de padronização da toalete da carne (limpeza) estimula o produtor a criar animais cada vez melhores, aumentando significativamente a disponibilidade de bois para atender qualquer mercado do mundo”, afirmou.
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"
Para Francisco, o sistema trará mais transparência para o consumidor, para a relação entre produtor e indústria, além de permitir a mensuração dos ganhos e investimentos realizados em genética e nutrição.
Outro tema abordado na reunião foram os avanços do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), lançado em dezembro do ano passado.
De acordo com o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, o ministério criou um Comitê Gestor para acompanhar a implementação do plano. “A CNA faz parte desse comitê e vai avaliar a fase inicial, que trata do desenvolvimento e homologação do sistema de rastreabilidade animal”, explicou.
A conjuntura do mercado interno e externo de carne bovina e o protocolo de adesão voluntária para certificação sobre a proibição do uso de estradiol nos animais também foram temas discutidos durante a reunião.