Trabalho de campo
Adeal inicia sorologia em aves de subsistência


A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciou a segunda fase do inquérito soroepidemiológico para coleta de amostras em aves de subsistência, com o objetivo de verificar se as criações estão livres do vírus da influenza aviária e da Doença de Newcastle.
O trabalho de campo dos fiscais da Adeal começou na segunda-feira (7), em União dos Palmares, e será realizado também nos municípios de Igreja Nova, Joaquim Gomes, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Piaçabuçu, Porto Calvo, Roteiro, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e Viçosa.
Ao todo, serão analisadas 24 criações. Assim como na primeira fase, realizada em março com aves de granjas comerciais, serão coletadas amostras de soro, traqueia e cloaca. Todo o material será encaminhado para análise em laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Pernambuco.
De acordo com o Mapa, a sorologia deve ser realizada em todas as unidades da federação, com prazo final para conclusão até 30 de junho de 2025.