BNB
Crescem os investimentos na criação de camarão em Alagoas
No Agreste, municípios como Arapiraca, Coité do Noia e Igaci lideram demanda por crédito para a carcinicultura
Levantamento realizado pelo Banco do Nordeste (BNB) revelou que, a partir de 2023, houve um crescimento significativo na demanda por crédito para atividades de aquicultura em Alagoas, especialmente na região do Agreste. No ano passado, o valor financiado para a atividade triplicou em comparação a 2022, saltando de cerca de R$ 600 mil para uma média de R$ 1,6 milhão por ano, projeção mantida até 2024.
A participação da carcinicultura — criação de camarões — nesses financiamentos também cresceu de forma expressiva, representando 33% em 2022, 55,6% em 2023 e 60,5% em 2024 dos recursos destinados à aquicultura. No Agreste alagoano, os municípios de Arapiraca, Coité do Noia e Igaci concentram a maior parte dos financiamentos do BNB para a atividade.
De acordo com o agente de desenvolvimento do banco em Arapiraca, Claudevan Santos, a carcinicultura vem acelerando o ritmo de expansão na região, impulsionada pela organização dos produtores em associações, pelo apoio de instituições parceiras e pelo crédito voltado para práticas sustentáveis que ajudam a reduzir os custos de produção.
“Na carcinicultura é utilizado um equipamento que faz a oxigenação da água, o aerador, e que precisa permanecer ligado constantemente. O uso de energia solar diminui bastante os custos operacionais, favorecendo também o meio ambiente. Temos financiado a implantação de sistemas de geração de energia solar nessas propriedades, o que passou a viabilizar, para muitos, a própria continuidade da atividade”, explica Claudevan.
Vitória do Furacão - 04/08/2026
Fabrício Bigode ou Ronaldo Mendes? 04/08/2026
Solenidade do CRB - 04/08/2026
Luciano Barbosa descarta neutralidade e avisa: “Minha chapa será completa”
Tentativa de homicídio no bairro Ouro Preto em Maceió
O agente destaca que o banco oferece diversas soluções para tornar a produção mais sustentável e garantir seu desenvolvimento, citando a linha de crédito Pronaf Eco, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que apoia projetos de recuperação e conservação ambiental, incluindo o uso de fontes de energia renovável.