Celebração
Cooperativa Pindorama celebra 1º de Maio com tradicional Festa do Trabalhador
Evento reuniu centenas de colonos, colaboradores e autoridades, e homenageou figuras importantes para o cooperativismo alagoano

A Cooperativa Pindorama comemorou o 1º de Maio com a tradicional Festa do Trabalhador, reunindo centenas de colonos, colaboradores, convidados e autoridades municipais, estaduais e federais. A data marca, além do Dia do Trabalhador, o aniversário de morte do fundador da cooperativa, Renê Bertholet, e foi celebrada no armazém de açúcar da usina Pindorama, em Coruripe.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da cooperativa, Klécio Santos, ao lado do vice-presidente Carlos Roberto Santos e do diretor-secretário Antônio de Oliveira. A programação incluiu culto ecumênico, Missa do Trabalhador, apresentação de novos empreendimentos, final da Copa Renê Bertholet, sorteio de motos em um bingo festivo, além da entrega das homenagens de Honra ao Mérito Cooperativista e da Comenda Renê Bertholet.
Homenagens e reconhecimentos
Entre os homenageados com a Comenda Renê Bertholet estiveram o deputado estadual Mesaque Padilha e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar de Alagoas, Jackson Lima Neto.
Já a Honra ao Mérito foi entregue ao deputado estadual Marx Beltrão, ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, e aos prefeitos de Coruripe, Marcelo Beltrão, e de Penedo, Ronaldo Lopes.
Também foram homenageados empresários parceiros da cooperativa — Francisco Sales, José Bento (SE) e Marciel Barbosa — além de colaboradores que se destacaram em seus setores de atuação: usina, garagem, fábrica de alimentos, setor administrativo e centro de treinamento.
Um momento especial foi dedicado ao cooperado mais antigo de Pindorama, Valdemar Faustino, homenageado com a exibição de um vídeo e a entrega de um troféu, recebido pelo filho Eurico Faustino.
Novos investimentos e estrutura de saúde
Durante o evento, foram apresentados os avanços e investimentos recentes da cooperativa, como a ampliação do hotel coletivo do boi — que agora abriga 2 mil animais confinados — e a expansão de segmentos industriais, incluindo a produção de etanol (a partir de cana e grãos), e as fábricas de flocão de milho e de balas doces.
Outro destaque foi a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Delfiro Moreno, entregue pela Prefeitura de Coruripe. A estrutura funcionará 24 horas por dia, com 17 leitos de observação — sendo 3 infantis, 4 adultos e 2 para casos de urgência e emergência. A previsão é de que a unidade realize de 70 a 80 atendimentos diários.
“O que torna tudo isso possível é a união. O apoio das instituições, dos nossos parceiros, mas, sobretudo, o esforço diário dos nossos cooperados, que garantem a produção, o abastecimento e a força dessa engrenagem que movimenta a economia. Assim seguimos crescendo, com responsabilidade e espírito coletivo”, afirmou Klécio Santos, presidente da cooperativa.
