Roça Sustentável:
Experiência tradicional aumenta produtividade em até cinco vezes

Na mesma área e sem o uso de fogo, a Roça Sustentável (Criaf) diversifica a produção e aumenta significativamente a produtividade de mandioca, arroz, milho, feijão e outras culturas. O objetivo da iniciativa é melhorar a renda e o desempenho dos agricultores familiares, que representam mais de 80% dos produtores na região do Matopiba — território que abrange o estado do Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia, onde a agricultura expandiu fortemente a partir dos anos 1980.
A adoção da metodologia da Roça Sustentável proporciona aumento de até cinco vezes na produtividade da mandioca e incrementos de até 50% na produção de arroz e milho. Além disso, o sistema reduz a carga de trabalho e os custos com mão de obra, permitindo que as famílias tenham mais tempo e recursos disponíveis. O impacto social se traduz em mais renda, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida para as comunidades envolvidas, promovendo o desenvolvimento regional.
A Roça Sustentável é baseada em um conjunto de tecnologias voltadas à diversificação da produção. O sistema integra culturas como arroz, milho, feijão-caupi e mandioca, ampliando a variedade de produtos disponíveis para o pequeno agricultor, com resultados expressivos. Além do consórcio de culturas, a metodologia inclui a prática da rotação com “safrinha”, intensificando o uso da terra de forma sustentável e com manejo adequado do solo.
Os sistemas agrícolas consorciados organizam a diversificação produtiva em faixas ou fileiras, de modo a evitar a competição entre as culturas por nutrientes, água, luz e espaço. Essa é a lógica central do modelo: diversificar com sustentabilidade.