Evento
Expoalagoas deve movimentar mais de R$ 3 milhões em negócios
Evento será encerrado neste domingo (18) e conta com programação técnica e comercial variada

A Expoalagoas Genética, uma das principais exposições do agronegócio nordestino e que abre o calendário dos grandes eventos do setor agropecuário em Alagoas, se encerra neste fim de semana no Parque da Pecuária, em Maceió, com a expectativa de movimentar mais de
R$ 3 milhões em negócios. A projeção é da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), organizadora do evento, presidida por Domício Silva.
Segundo Silva, a exposição — que teve início na terça-feira passada, dia 13 — apresenta o que há de mais avançado na bovinocultura de leite e de corte, com destaque para quatro leilões e julgamentos de raças.
“Os julgamentos de raças contam com a presença de criadores de vários estados do Nordeste. A projeção de faturamento reflete o bom momento vivido pela pecuária. É um momento propício para os criadores fazerem investimentos”, destacou Domício.
Além dos leilões, a 12ª edição conta com exposições de animais, encontros técnicos e julgamentos das raças bovinas Nelore, Gir e Girolando; Exposição Interestadual de Girolando – Circuito Megaleite; além de julgamentos de equinos Mangalarga Marchador e da 7ª etapa do Campeonato Nordestino Expogenética.
Um dos destaques da programação foi a segunda edição do Leilão Excelência Santa Nazaré, que reuniu pecuaristas e investidores em torno de uma oferta de genética de alto nível, com touros PO, bezerras e novilhas prenhes, na quinta-feira (15). Já na sexta-feira (16), outro ponto alto foi a realização do primeiro Leilão da raça Sindi.
SÁBADO
Neste sábado (17), a programação inclui o Leilão Nelore Santa Catarina, a partir das 12h, com exemplares de animais de alto padrão genético, além do último dia de julgamentos das raças Girolando e Mangalarga Marchador.
Ainda neste sábado ocorre o último dia de atividades do ciclo de palestras do Workshop da Expedição Encorte, que começou na sexta-feira, dia 16, no Centro de Convenções, no bairro Jaraguá, em Maceió. O evento faz parte da programação da Expoalagoas Genética.
A Expedição Encorte, organizada pela Start Soluções, mapeou a cadeia produtiva bovina em 120 propriedades nos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas, com os resultados sendo apresentados nos dois dias do workshop. O evento reuniu mais de 600 participantes, entre produtores, especialistas e empresas do setor.
DOMINGO
Neste domingo (18), último dia da exposição, acontece o 10º Leilão Genética de Berço, promovido pela Agropecuária Pereira (JJPZ) e parceiros. Com início previsto para as 12h, o remate trará ofertas especiais das raças Gir e Girolando, incluindo cerca de 40 animais meio-sangue, entre novilhas prenhes, doadoras e bezerras, voltadas a criadores e investidores de toda a região.
A Expoalagoas Genética 2025, que se destaca como ponto de encontro técnico e comercial, impulsiona o conhecimento e a troca de inovações, além de reforçar novamente o papel de Alagoas como polo importante no mercado agropecuário regional. O encerramento está previsto para as 18h, com a tradicional saída de animais do Parque.


