loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 26/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

Genética

Nascem os primeiros bezerros geneticamente editados no Brasil com embriões fecundados in vitro

Ouvir
Compartilhar

Os primeiros bezerros geneticamente editados a partir de embriões fecundados in vitro nasceram no Brasil. O feito, inédito na América Latina, foi anunciado pela Embrapa, em parceria com a Associação Brasileira de Angus, e representa um marco para a bovinocultura nacional. O projeto busca desenvolver bovinos mais resilientes às altas temperaturas e às mudanças climáticas, utilizando a tecnologia de edição genética CRISPR/Cas9.

Ao todo, cinco bezerros da raça Angus nasceram entre o fim de março e o início de abril. Os primeiros resultados indicam sucesso na edição genética em pelo menos dois deles. O sequenciamento genético, realizado pela Embrapa Gado de Leite (MG), confirmou a eficácia da técnica e apontou que os animais editados carregam a característica desejada: pelos curtos e lisos, favorecendo a resiliência ao calor.

A técnica utilizada é considerada inovadora para bovinos e promete impulsionar a adaptação de raças produtivas, como Angus e Holandesa, às condições tropicais do país. A expectativa é que os animais sofram menos com o estresse térmico, o que implica em melhor bem-estar e maior produtividade.

A edição foi feita com a ferramenta CRISPR/Cas9, também chamada de “melhoramento genético de precisão”. Segundo o pesquisador da Embrapa Luiz Sérgio de Almeida Camargo, a técnica foi adaptada a partir de um sistema natural encontrado em bactérias. “O CRISPR/Cas9 funciona como uma espécie de tesoura genética, capaz de editar sequências no DNA de maneira precisa, podendo ser usada para melhorar a saúde e o bem-estar animal, além de promover características de interesse econômico”, explica.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Com essa tecnologia, é possível introduzir mutações benéficas diretamente nos embriões, sem a necessidade de cruzamentos tradicionais, que levariam várias gerações para fixar as características desejadas. O projeto focou na edição do gene receptor da prolactina, relacionado ao controle da temperatura corporal em bovinos.

A edição foi realizada com a técnica CRISPR/Cas9, conhecida como “melhoramento genético de precisão”
A edição foi realizada com a técnica CRISPR/Cas9, conhecida como “melhoramento genético de precisão” | Foto: Rubens Neiva

Relacionadas