Parceria
Circuito Regional da Agricultura Familiar valoriza produção local e fortalece economia solidária
Evento reúne produtores de diversas regiões e celebra o cooperativismo com apoio do Governo de Alagoas

Com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar e fortalecer o cooperativismo, o Governo de Alagoas iniciou, na última sexta-feira (30), em Arapiraca, o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A iniciativa, que percorrerá nove regiões do estado, tem sua grande final prevista para novembro, em Maceió.
O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), a Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes) e as prefeituras municipais.
Em sua primeira edição, realizada na Praça Luiz Pereira, no centro de Arapiraca, a feira contou com a participação de agricultores e cooperativas de municípios como Coité do Noia, Batalha, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e da própria Arapiraca. Foram instalados 30 estandes, que transformaram a praça em uma verdadeira vitrine da produção regional, com alimentos frescos, produtos agroindustrializados e peças de artesanato.
“A feira tem um papel fundamental na circulação de renda e no fortalecimento do pequeno produtor e empreendedor. Nosso objetivo é incentivar os empresários alagoanos a consumirem e valorizarem o que é produzido aqui”, afirmou Aline Rodrigues, secretária da Seagri.
Entre as cooperativas presentes estavam Capial, Carpil, Coopaz e Copaíba, que destacaram a importância da união para o fortalecimento do setor. A programação cultural também teve espaço garantido, com a participação da Federação Alagoana dos Artesãos e Artesãs, que levou dez artistas para expor o artesanato de Maceió e Arapiraca.
“Estamos felizes em mostrar os produtos das nossas cooperativas e dos nossos agricultores. Queremos que cada vez mais eles tenham espaço e apoio para produzir e comercializar”, reforçou Maria José, vice-presidente da Unicafes-AL.
Com investimento de R$ 500 mil por parte do Governo do Estado, o circuito deverá alcançar mais de 100 mil pessoas até o fim de 2025. Além de movimentar a economia local, a iniciativa prevê a criação de um banco de dados sobre a produção regional, que servirá de base para a segunda edição da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, programada para novembro, na capital.

