loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Biosseguridade

Nova tecnologia mede segurança sanitária de granjas de suínos

Sistema permite avaliar riscos, recomendar melhorias e apoiar decisões técnicas na suinocultura

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Um novo software desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves (SC) promete reforçar a biosseguridade — o conjunto de práticas que protege os rebanhos contra doenças — nas granjas de suínos do país. Batizado de BiosSui, o sistema foi testado no Paraná, um dos principais polos suinícolas do Brasil, e já se mostra uma ferramenta estratégica para apoiar decisões de produtores, gestores, agroindústrias e órgãos de defesa sanitária.

A plataforma permite a coleta de dados por meio de formulários digitais e disponibiliza dashboards, mapas, relatórios de desempenho e recomendações técnicas. As granjas são avaliadas com base em 23 critérios, que abrangem desde biosseguridade externa até interna, contemplando aspectos como infraestrutura, procedimentos operacionais e controle de acesso — principais barreiras contra a entrada e disseminação de patógenos.

O BiosSui incorpora anos de pesquisa da Embrapa e já serve de base para normativas de biosseguridade adotadas em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de estar em fase de implementação em outras regiões.

Sanidade como diferencial global

O Brasil é atualmente o quarto maior produtor e o terceiro maior exportador de carne suína do mundo. Um dos pilares desse protagonismo internacional é o rigor no status sanitário do país, livre de diversas doenças que ameaçam a produção global.

“As medidas de biosseguridade são fundamentais para proteger os rebanhos, reduzir perdas, aumentar a produtividade e garantir o crescimento sustentável da cadeia produtiva. A disponibilidade de uma ferramenta que permita avaliação rápida e padronizada das condições das granjas, orientando as decisões, é de suma importância para a suinocultura brasileira”, destaca o pesquisador Franco Muller Martins, líder do projeto que desenvolveu o BiosSui.

Relacionadas