Iniciativa
Usina Caeté promove primeira Semana de Sustentabilidade

Com o tema “Plante Consciência, Colha Sustentabilidade”, a Usina Caeté, localizada em São Miguel dos Campos, realizou a 1ª Semana de Sustentabilidade, iniciativa voltada para o fortalecimento de uma cultura organizacional alinhada às diretrizes ESG — boas práticas ambientais, responsabilidade social e governança corporativa.
A programação contou com palestras, apresentações culturais e exposições, realizadas na sede do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no município. Na área externa do auditório, foram montados estandes para receber instituições parceiras e promover atividades de educação ambiental.
O coordenador do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Usina Caeté, Yuri Santos, destacou que cada detalhe foi planejado para sensibilizar colaboradores e estudantes. “Conseguimos reunir colaboradores de diversos setores da empresa e, também, os alunos do Ifal, que representam os profissionais do futuro e precisam estar cientes dos desafios ambientais”, afirmou.
Para o diretor da Usina Caeté, Paulo Couto, a semana representa uma oportunidade de mobilização conjunta. “Queremos nossos colaboradores, os alunos do Ifal e a população local como partícipes desses projetos. Sozinhos, não conseguimos dar dimensão e efetividade às iniciativas”, ressaltou.
Durante o evento, o diretor agroindustrial da Caeté, Luiz Magno Brito, realizou a entrega do Relatório de Sustentabilidade da empresa ao secretário de Meio Ambiente de São Miguel dos Campos, Alfredo Ferro.
AÇÕES E CONSERVAÇÃO
O ciclo de palestras foi aberto pelo coordenador do SGA, Yuri Santos, que apresentou as principais ações da Usina, como: reuso da água na indústria; uso de lavadores de gases para controle de emissões; fertirrigação na lavoura canavieira; e cogeração de energia limpa a partir da biomassa da cana-de-açúcar.
O promotor de Justiça Alberto Fonseca, da 4ª Promotoria da Capital, palestrou sobre a atuação do Ministério Público na conservação de espécies ameaçadas de extinção, como o Papagaio-chauá e o Papagaio-do-mangue, que fazem parte dos Planos de Ação Estadual para Conservação da Fauna.
Presente no evento, a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, titular da 5ª Promotoria da Capital, destacou a importância da ação como forma de efetivar o artigo 225 da Constituição Federal, que trata da proteção ao meio ambiente. Ela também anunciou a criação da oitava Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Usina Caeté, com cerca de 800 hectares de manguezal.
