loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Cadastro

Produtores rurais já podem emitir CCIR 2025

Documento garante regularização do imóvel rural e acesso a crédito agrícola

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informa que o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) 2025 já está disponível para emissão. O documento é obrigatório para proprietários, titulares do domínio útil ou ocupantes de imóveis rurais. O prazo para pagamento da taxa de serviço cadastral, que valida o certificado, vai até o dia 17 de julho.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Érico Goulart, o CCIR é essencial para comprovar a regularidade cadastral do imóvel perante os órgãos públicos. “É imprescindível para operações como compra, venda, financiamento e atualização cadastral junto ao Incra e demais instituições”, reforça.

O pagamento da taxa pode ser feito por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário, sendo que o boleto é aceito apenas na rede do Banco do Brasil. Após a confirmação do pagamento, o sistema libera a geração do certificado com o status de “Quitado”.

A apresentação do CCIR é obrigatória para procedimentos como transferência, arrendamento, hipoteca, desmembramento ou partilha do imóvel, além de ser um dos requisitos exigidos para acesso ao crédito rural junto às instituições financeiras.

A CNA alerta que manter o CCIR regularizado anualmente é fundamental para garantir a conformidade cadastral da propriedade, além de assegurar acesso a políticas públicas, financiamentos e programas de incentivo agrícola.

O certificado tem validade de um ano, contado a partir da data de pagamento da taxa. O sistema do Incra notifica automaticamente quando uma nova emissão deve ser feita.

O certificado tem validade de um ano, contado a partir da data do pagamento da taxa
O certificado tem validade de um ano, contado a partir da data do pagamento da taxa | Foto: Divulgação

Relacionadas