São José da Laje
Coopal se destaca nas feiras da agricultura familiar
Cooperativa tem se destacado por seus produtos minimamente processados e de alta qualidade

A Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (Coopal), com sede em São José da Laje, tem se consolidado como referência na produção de alimentos minimamente processados e de alta qualidade. Reunindo 133 associados, a cooperativa vem se destacando nas etapas do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que já passou pelas regiões do Agreste e do Baixo São Francisco.
Com apenas cinco anos de atuação, a Coopal se tornou exemplo de como o cooperativismo impulsiona o desenvolvimento sustentável e transforma realidades no interior de Alagoas.
Na segunda etapa do circuito, a cooperativa celebrou os resultados positivos alcançados. “Um dos maiores pontos positivos em participar das feiras é a visibilidade. É a chance de mostrar nossos produtos, sermos conhecidos em todo o estado, depois em todo o Brasil e, quem sabe, no mundo”, destaca Carine Soares, associada da Coopal.
PRODUTOS COM IDENTIDADE LOCAL
Entre os produtos levados às feiras estão macaxeira, batata, inhame, laranja, banana e outras frutas e raízes cultivadas pelas famílias cooperadas. O grande destaque, no entanto, são os chips de banana da terra, preparados de forma artesanal e com diferencial de sabor.
“Temos um formato único, diagonal, com sabores como sal do Himalaia, pimenta calabresa, pimenta-caiena, além da versão doce. Todos naturais e sem conservantes”, explica Carine.
APOIO ÀS COOPERATIVAS
O crescimento da Coopal reflete diretamente as políticas públicas de incentivo ao cooperativismo, promovidas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).
“A Coopal representa a essência do cooperativismo: união, produção com qualidade e geração de renda. O sucesso deles nas feiras reforça a importância de seguirmos fortalecendo esse modelo de organização econômica e social que transforma vidas”, afirma a secretária Alice Beltrão.
Mais de 40% das cooperativas em Alagoas são do setor agropecuário, com forte participação da agricultura familiar. Para a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, o fortalecimento do cooperativismo é uma das prioridades do governo.
“O Governador Paulo Dantas criou a primeira secretaria de cooperativismo do país, ligada à Sedics, e também a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, ligada à Seagri. Temos trabalhado de forma conjunta para dar protagonismo a muitos agricultores e suas histórias. As cooperativas ajudam no acesso ao mercado, possibilitam que os produtores tenham mais oportunidades, sejam donos dos seus próprios negócios e cresçam juntos”, pontua a gestora.
