Vitrine
Case de sucesso da Pindorama é destaque em fórum internacional

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, apresentou, nesta semana, o case de sucesso da cooperativa durante o Fórum Ítalo-Brasileiro de Cooperativismo, Agroindústria e Inclusão Sanitária, realizado no Recife, Pernambuco. O evento reuniu especialistas, representantes do setor produtivo e autoridades do Brasil e da Itália.
Santos participou do painel “Experiências do Cooperativismo Brasil-Itália”, onde compartilhou com o público os resultados e os impactos sociais e econômicos gerados pelo modelo cooperativista adotado por Pindorama, considerada uma das maiores e mais bem-sucedidas cooperativas do Brasil.
“Fomos convidados a apresentar esse trabalho, esse nosso modelo, em um fórum internacional promovido pelo SESCOOP de Pernambuco, junto com a Organização das Cooperativas do estado. Tivemos a oportunidade de levar e, ao mesmo tempo, conhecer outras experiências muito interessantes. Isso só nos engrandece e nos torna uma cooperativa cada vez mais respeitada”, destacou Klécio Santos.
No painel, também foram apresentados cases de cooperativas italianas e de pequenos produtores da Bahia, com foco na agricultura familiar e no fortalecimento do setor por meio de políticas públicas locais.
História de sucesso
Fundada em 1956 pelo franco-suíço René Bertholet, a Cooperativa Pindorama se consolidou como referência nacional em desenvolvimento sustentável, geração de emprego e transformação social. O que começou como uma pequena fábrica de suco de maracujá se transformou em um grupo com 16 unidades de negócios, responsável pela fabricação de mais de 100 produtos, distribuídos em cerca de 15 estados brasileiros.
Além da relevância econômica, a cooperativa se destaca pela atuação social, impactando diretamente centenas de famílias e fortalecendo o desenvolvimento da região em que está inserida.
