Evento
Expo Bacia Leiteira chega à 42ª edição com programação voltada à agricultura familiar
Evento em Batalha, de 10 a 14 de setembro, terá palestras, cursos, torneio leiteiro e mesas de negócios

Mais uma edição da Expo Bacia Leiteira está sendo preparada e promete movimentar o calendário do agronegócio alagoano no segundo semestre. O evento, realizado na cidade de Batalha, sertão de Alagoas, está previsto para acontecer no Parque Mair Amaral, entre os dias 10 e 14 de setembro, com programação que destaca a produção leiteira e a qualidade do rebanho da agricultura familiar do estado. A exposição deve reunir mais de 400 animais.
Promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de Batalha, a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri-AL), a Expo Bacia Leiteira chega à 42ª edição consolidada como centro de negócios, conhecimento e valorização da pecuária leiteira, reunindo criadores, técnicos, pesquisadores, agroindústrias, cooperativas e visitantes.
Durante cinco dias, o Parque Mair Amaral será palco de palestras técnicas e minicursos ministrados por professores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL – Campus Batalha), abordando demandas práticas da produção leiteira. Haverá também oficinas, torneio leiteiro, julgamento de animais, mesas de negócios, rodadas de crédito e financiamentos, além de homenagens a produtores e lideranças do setor, com forte presença da agricultura familiar e das cooperativas.
Um dos destaques será o Café com Cooperativista, espaço de escuta e integração para cooperativas rurais, produtores familiares e agentes públicos, voltado à troca de experiências e discussão de desafios da produção. Outra atração será o bate-papo “De Cooperativa para Cooperativa”, conectando dirigentes, técnicos e cooperados de diferentes regiões para apresentar modelos de gestão, estratégias de comunicação, soluções logísticas e boas práticas em assistência técnica e extensão rural.
A programação técnica inclui também formações voltadas ao dia a dia do pequeno produtor. “Inicialmente, teremos o curso de inseminação artificial, de 9 a 13 de setembro, no qual produtores, trabalhadores rurais e estudantes podem participar. Além disso, o Governo do Estado, por meio da Seagri e da Emater, firmou convênio com a Embrapa para a promoção de treinamento e assistência técnica. Ainda vamos ter a Tecleite, uma manhã dedicada exclusivamente à cultura do leite”, destacou Ugo Souza, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri.
No Tecleite, serão apresentados temas como alternativas forrageiras para a produção de leite, técnicas de reidratação da fubá de milho e o impacto do melhoramento genético na cadeia produtiva. As palestras serão ministradas por especialistas que auxiliarão o produtor rural. “Este ano, vamos focar na assistência técnica, trazendo pesquisadores da Embrapa Gado de Leite para falar sobre tecnologias e novas tendências da produção”, completou Souza.
Torneio
A maior feira do leite do Norte e Nordeste traz mais uma edição do tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, realizado durante a exposição. A competição reúne pequenos produtores da Bacia Leiteira de Alagoas, com prêmios que podem chegar a R$ 55 mil.
Com 42 vagas divididas em duas categorias — novilha e vaca adulta —, o torneio será realizado de 11 a 13 de setembro, voltado exclusivamente à agricultura familiar do estado. Serão feitas seis ordenhas, duas por dia. Cooperativas, associações e pequenos e médios produtores da região podem concorrer. A expectativa é que o torneio reforce a pecuária de leite de Alagoas, servindo como vitrine para o pequeno e médio produtor.
Algumas cooperativas já confirmaram presença, como a CPLA, a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Capelinha e Região (Coopcap) e a Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz). O desfile dos animais está previsto para 10 de setembro, a partir das 19h.
