Tecnologia
Formação de novos pilotos de drones impulsiona a agricultura de precisão em Alagoas
Curso prático aborda todas as evoluções dos últimos cinco anos do equipamento que, a cada ano, amplia a atuação no campo

O uso de drones agrícolas já é uma realidade no Brasil, representando uma das áreas mais promissoras para quem busca inovação e rentabilidade no setor. Em Alagoas, a SafraDrone se destaca como referência. Fundada em 2023, a empresa atua na prestação de serviços com drones de pulverização, além de manutenção e venda de equipamentos e cursos, a exemplo do “Formação de Pilotos de Drones de Pulverização e Técnicas Agrícolas de Baixo Volume”, que contou com atividades práticas de voo realizadas a campo no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade de Alagoas (Ceca), em Rio Largo.
“Pilotar um drone é simples, mas dominar a teoria nos leva à perfeição em aspectos como posicionamento do produto, parâmetros de voo e tudo que permite extrair o máximo de uma aeronave. No curso prático, trouxemos todas as evoluções dos últimos cinco anos, incluindo volume de calda, tamanho do drone, posicionamento e adequação à área de aplicação”, explicou Alex Silva, engenheiro agrônomo da empresa.
Alex ressaltou ainda que, embora a operação possa ser automatizada, é fundamental que os alunos aprendam também a operação manual. “Intercorrências podem acontecer durante uma aplicação”, afirmou.
Além do controle do equipamento, os participantes receberam orientação técnica e teórica completa. A capacitação reuniu alunos de Alagoas e de outros estados, como a Paraíba. “É essencial para o mercado contar com profissionais qualificados, especialmente no Nordeste, que possui grandes áreas de cana-de-açúcar, encostas e pastagens. Ainda há carência de especialistas. O nosso papel é formar novos profissionais nesse segmento”, destacou Alex.
Em Rio Largo, 20 alunos participaram da etapa mais recente do curso, que já formou aproximadamente 80 pessoas desde a criação da empresa, em 2023. “A procura é grande, e pretendemos realizar uma nova turma daqui a dois meses”, revelou Alex. Todos os participantes receberam certificação oficial.
O curso é homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e inclui o Curso de Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR), exigência obrigatória para operadores agrícolas no Brasil. Atualmente, a SafraDrone atua principalmente no Nordeste, oferecendo serviços de pulverização em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
