Evento
Batalha recebe 42ª Expo Bacia Leiteira, com programação técnica e exposições
Evento terá cursos, torneio leiteiro, entrega de mudas e participação de cooperativas e estudantes da região, entre os dias 10 e 14 de setembro

Localizado no Sertão alagoano, o município de Batalha se prepara para receber, a partir desta quarta-feira, dia 10, no Parque Mair Amaral, a 42ª edição da Expo Bacia Leiteira. O evento segue até o domingo, dia 14, com programação técnica e comercial diversificada, que valoriza a força da agricultura familiar. A entrada é gratuita, e a expectativa é reunir mais de 400 animais da região da Bacia Leiteira e de estados vizinhos.
Durante cinco dias, a programação contará com palestras, cursos técnicos e rodas de conversa promovidas por especialistas do Ifal, Seagri-AL, Emater e Embrapa, voltadas ao fortalecimento da pecuária leiteira. A feira inclui ainda exposições de animais e o tradicional Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, que ofertará R$ 55 mil em prêmios.
A competição será realizada de 11 a 14 de setembro, com a participação de 42 animais nas categorias novilha e vaca adulta. “Todo ano realizamos esse Torneio Leiteiro para as cooperativas, e só os associados participam. É voltado exclusivamente para a agricultura familiar, sem a presença de grandes produtores”, destacou Wanderlan Lima, representante da CPLA.
Em 2024, o torneio bateu recorde, com 101 kg de leite em duas ordenhas. “Só participam as três cooperativas: CPLA, Capelinha e Coopaz. É um dos melhores do Brasil”, disse o secretário de Agricultura de Batalha, Matias Amorim.
JULGAMENTOS
Em parceria com a ACA, haverá ranqueamento de animais, com destaque para a genética dos rebanhos. “A Bacia Leiteira de Alagoas possui rebanho muito qualificado. A exposição faz parte dos rankings estadual e nacional do girolando, com criadores de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco”, afirmou Domício Silva, presidente da ACA.
CAPACITAÇÕES
A Seagri oferecerá programação técnica com foco em inovação e fortalecimento da pecuária leiteira. Entre as ações, estão o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos (9 a 13/9, 40h) e o TecLeite (11/9), que discutirá tecnologias como produção de forragem no Semiárido, ensilagem e melhoramento genético. A secretaria ainda terá estande fixo com entrega de mudas da Caatinga (10/9) e distribuição de alevinos (12/9).
O Ifal – Campus Batalha marcará presença com o Museu da Bacia Leiteira, estande de agroempreendedores, oficinas e minicursos. “Mais de 400 alunos participarão, tendo contato direto com práticas de agropecuária, agroindústria e biotecnologia”, disse Magno Abreu, diretor-geral.
NOVIDADE
A abertura contará com a apresentação da Cooperativa de Agricultura Familiar do Semiárido Brasileiro (Coofasa), que se recuperou após perder 95% da safra em 2024.Ela reúne 16 produtores e cultiva 450 hectares nos municípios de Olivença, Poço das Trincheiras, Caiçara e Santana do Ipanema, além de produzir uma média de 100 sacos de milho por hectare. O lançamento ocorrerá às 18h do dia 10, com palestra do presidente Elânio Santana.
