Exposição Agropecuária
Expoagro reafirma posição como a maior do Nordeste
Com recordes de leilões, expositores e visitantes, a exposição — que segue até este domingo, com programação comercial e cultural diversificada — deve chegar a mais de R$ 40 milhões em novos negócios

A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL) celebra, em 2025, seus 75 anos de contribuição para o fortalecimento da pecuária e o desenvolvimento do agronegócio nordestino. Organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a iniciativa atravessou gerações e se consolidou como um dos maiores símbolos do orgulho alagoano, unindo tradição, inovação e oportunidades.
Reconhecida como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste em volume de negócios, a Expoagro transforma o Parque da Pecuária em uma verdadeira fazenda a céu aberto, permitindo ao público urbano vivenciar a rotina e o ambiente do campo. O espaço, um dos mais modernos do Brasil, conta com mais de 20 pavilhões e 300 baias, oferecendo estrutura de bem-estar animal e áreas de manejo seguras.
Iniciada no dia 24 de outubro, a 75ª Expoagro conta com 3 mil animais e uma programação recorde de leilões — ao todo, 15 remates nesta edição. São bovinos, equinos, ovinos e caprinos, representando raças de destaque como Nelore, Gir, Girolando, Sindi, Mangalarga Marchador e Santa Inês. A agenda inclui julgamentos técnicos, competições, shoppings de animais e o Campeonato Nacional da Raça Santa Inês, entre outras atrações.
Segundo o presidente da ACA, Domício Silva, o evento é também ponto de convergência de criadores, zootecnistas, veterinários, pesquisadores, leiloeiros, gestores rurais, empreendedores, cooperativas, instituições financeiras e órgãos públicos. Entre os parceiros desta edição estão Senar, Faeal, Sebrae, Seagri/AL e bancos com linhas de crédito rural e fomento ao setor.
“Além do impacto técnico e econômico, a Expoagro movimenta uma vasta cadeia produtiva, a exemplo de fornecedores de insumos, indústrias de laticínios e derivados, fabricantes de tratores, implementos, veículos voltados ao agro, empresas de entretenimento, alimentação, turismo e pequenos negócios locais”, afirmou Domício Silva.
Com mais de 70 estandes, a expectativa é de que a Expoagro movimente mais de R$ 40 milhões em negócios diretos e indiretos. A exposição também se consolidou como atrativo turístico e cultural, transformando-se na grande festa do campo na cidade.
“Durante o evento, Alagoas respira agro. Os corredores do parque reúnem criadores de todo o Nordeste. A Expoagro é a síntese da força e da competência do criador alagoano. É o ponto de encontro da pecuária nordestina para impulsionar o melhoramento genético, fortalecer as cadeias produtivas e movimentar a economia do nosso estado. Aqui nasce conhecimento, tecnologia e muitas oportunidades de emprego e renda”, reforçou Domício Silva.
FIM DE SEMANA DE ENCERRAMENTO
Com uma ampla programação que contempla todas as cadeias produtivas do agro — da pecuária de corte e leite à equinocultura, ovinocaprinocultura e ao mercado de genética —, a Expoagro chega à reta final com encerramento neste domingo, 2 de novembro.
Programação de sábado (1º)
» Julgamento da Raça Sindi – 8h às 11h
» Julgamento da Raça Santa Inês – Grandes Campeonatos – 9h às 12h
» 4ª Etapa do Campeonato Alagoano de Ranch Sorting – 09h às 18h
» Shopping Mangalarga Marchador – 14h às 22h
» Premiação do Ranking Nordeste (Gir Leiteiro e Girolando) – 12h
» Leilão Mais Leite – 14h – Casa do Criador
» 1º Leilão Genética Nelore Lira – 20h – Casa do Criador
Programação de domingo (2)
» 2º Leilão Capão de Angico Nordeste Premium – 12h – Casa do Criador
» Último dia do Shopping Mangalarga Marchador – 14h às 22h
» Cavalhada de Encerramento – 16h
» Tradicional Saída dos Animais do parque – 20h




