loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 21/11/2025 | Ano | Nº 6103
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Rural

Destaque

Projeto de flores temperadas movimenta mais de R$ 100 mil em Alagoas

Iniciativa do Sebrae Alagoas transforma a vida de produtores e impulsiona a economia no interior do estado desde 2023

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Alagoas tem se destacado por transformar áreas pouco exploradas em polos produtivos inovadores, com foco em inclusão e desenvolvimento territorial. Um exemplo é o projeto de Plantas e Flores Ornamentais Temperadas, promovido pelo Sebrae Alagoas, que busca fortalecer a produção e comercialização de flores e plantas ornamentais no estado, por meio de capacitações técnicas e apoio à gestão de empreendimentos rurais.

Desde 2023, a iniciativa é realizada em parceria com prefeituras municipais e, em 2025, já celebrou resultados expressivos: foram vendidas mais de 60 mil mudas, gerando R$ 100 mil em receita. Entre as espécies mais cultivadas estão as Sansevierias (Espada de São Jorge), bulbos de gladíolos e dálias de corte.

A produtora Ana Bomfim, do município de Viçosa, compartilhou sua experiência com o projeto: “Até então, a Espada de São Jorge era cultivada na minha propriedade sem fins comerciais. Mas percebi que essa atividade poderia ser rentável com boas práticas de cultivo e manejo. Isso impulsionou a organização produtiva, ampliou a escala de produção e abriu novos canais de comercialização para a região”, afirmou.

Ana também destacou o impacto das capacitações, cursos e da missão técnica a Holambra (SP), maior polo de flores do país, que ampliaram seus conhecimentos e o acesso a novos mercados.

“Em 2025, além da profissionalização do cultivo, também estabeleci parcerias diretas com o mercado comprador, como a empresa Naturayo, única produtora de plantas em vaso do Nordeste”, comemorou.

O projeto é conduzido pelo consultor Jab Pasollini, especialista em Design e Arte Floral e credenciado pelo Sebrae Alagoas.

EXPECTATIVAS PARA 2026

A expectativa é de expansão do projeto em 2026, com novas espécies sendo cultivadas, como os crisântemos. A analista do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, reforça a visão de continuidade e crescimento: “Esse mercado tem se mostrado promissor e sustentável. Queremos que mais produtores vejam nesse segmento uma alternativa real de renda, com apoio técnico e orientação contínua do Sebrae”.

Para o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, a iniciativa também tem papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar. “O cultivo de flores estimula a economia, incorpora tecnologia e melhora a qualidade de vida das pessoas. Essa ação se torna uma importante porta de entrada para o crescimento econômico de Alagoas”.

Gladíolos, dálias e Sansevierias cultivados no interior de Alagoas ganham novos mercados e movimentam a economia local
Gladíolos, dálias e Sansevierias cultivados no interior de Alagoas ganham novos mercados e movimentam a economia local | Foto: SEBRAE

Relacionadas