Destaque
Projeto de flores temperadas movimenta mais de R$ 100 mil em Alagoas
Iniciativa do Sebrae Alagoas transforma a vida de produtores e impulsiona a economia no interior do estado desde 2023

Alagoas tem se destacado por transformar áreas pouco exploradas em polos produtivos inovadores, com foco em inclusão e desenvolvimento territorial. Um exemplo é o projeto de Plantas e Flores Ornamentais Temperadas, promovido pelo Sebrae Alagoas, que busca fortalecer a produção e comercialização de flores e plantas ornamentais no estado, por meio de capacitações técnicas e apoio à gestão de empreendimentos rurais.
Desde 2023, a iniciativa é realizada em parceria com prefeituras municipais e, em 2025, já celebrou resultados expressivos: foram vendidas mais de 60 mil mudas, gerando R$ 100 mil em receita. Entre as espécies mais cultivadas estão as Sansevierias (Espada de São Jorge), bulbos de gladíolos e dálias de corte.
A produtora Ana Bomfim, do município de Viçosa, compartilhou sua experiência com o projeto: “Até então, a Espada de São Jorge era cultivada na minha propriedade sem fins comerciais. Mas percebi que essa atividade poderia ser rentável com boas práticas de cultivo e manejo. Isso impulsionou a organização produtiva, ampliou a escala de produção e abriu novos canais de comercialização para a região”, afirmou.
Ana também destacou o impacto das capacitações, cursos e da missão técnica a Holambra (SP), maior polo de flores do país, que ampliaram seus conhecimentos e o acesso a novos mercados.
“Em 2025, além da profissionalização do cultivo, também estabeleci parcerias diretas com o mercado comprador, como a empresa Naturayo, única produtora de plantas em vaso do Nordeste”, comemorou.
O projeto é conduzido pelo consultor Jab Pasollini, especialista em Design e Arte Floral e credenciado pelo Sebrae Alagoas.
EXPECTATIVAS PARA 2026
A expectativa é de expansão do projeto em 2026, com novas espécies sendo cultivadas, como os crisântemos. A analista do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, reforça a visão de continuidade e crescimento: “Esse mercado tem se mostrado promissor e sustentável. Queremos que mais produtores vejam nesse segmento uma alternativa real de renda, com apoio técnico e orientação contínua do Sebrae”.
Para o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, a iniciativa também tem papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar. “O cultivo de flores estimula a economia, incorpora tecnologia e melhora a qualidade de vida das pessoas. Essa ação se torna uma importante porta de entrada para o crescimento econômico de Alagoas”.

