loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 12/12/2025 | Ano | Nº 6118
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Rural

Crescimento

Cultivar Fênix dobra produção de mudas de morango e amplia presença no País

Nova variedade brasileira desenvolvida pela Embrapa alcança 5 milhões de mudas e deve atingir 10 milhões em 2026

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Fênix pode reduzir a dependência de cultivares estrangeiras e contribuir para a redução da importação de mudas
Fênix pode reduzir a dependência de cultivares estrangeiras e contribuir para a redução da importação de mudas | Foto: FRANCISCO LIMA

A produção nacional da cultivar de morangueiro BRS DC25, conhecida como Fênix, deu um salto significativo nos últimos dois anos. Desenvolvida pela Embrapa, a variedade teve sua produção de mudas dobrada de 2,5 milhões para 5 milhões, com expectativa de novo crescimento até 2026, quando pode atingir a marca de 10 milhões de unidades.

Com início de frutificação mais precoce, a Fênix permite que o intervalo entre o plantio e a colheita seja reduzido, estendendo a janela de produção de junho a dezembro — até sete meses de oferta contínua de frutas frescas e de qualidade. Isso se traduz em maior retorno econômico para os produtores, que conseguem antecipar a comercialização em relação às cultivares tradicionais, aproveitando melhores preços no mercado.

Outro diferencial da variedade é o sabor mais doce, resultado do equilíbrio entre acidez e teor de açúcar, uma característica alinhada à preferência do consumidor brasileiro. Os frutos também apresentam alta resistência ao transporte e excelente durabilidade pós-colheita, favorecendo a logística e o tempo de prateleira.

A cultivar se destaca ainda pelo porte dos frutos: grandes, de coloração vermelho-intenso e formato predominantemente cônico, com peso médio de 23 gramas. Apesar de ser voltada principalmente ao consumo in natura, também pode ser destinada à indústria de frutas congeladas.

Recomendada para os estados do Sul e Sudeste do Brasil, a Fênix é adaptada tanto a sistemas de produção convencionais quanto orgânicos. Quando bem manejada, pode atingir até 1,2 quilo de fruta por planta ao longo da safra, mantendo estabilidade no tamanho dos morangos.

Além de oferecer vantagens agronômicas, a BRS DC25 responde a uma demanda antiga do setor produtivo: reduzir a dependência de cultivares estrangeiras. Com a nacionalização da produção de mudas, os produtores ganham mais autonomia e podem reduzir custos, ao mesmo tempo em que fortalecem a cadeia produtiva do morango no Brasil.

Relacionadas