Eventos
ACA divulga calendário de 2026 das grandes exposições agropecuárias de Alagoas
Para o próximo ano, a expectativa é de um crescimento ainda maior, com ampliação do número de leilões, além de uma programação robusta de capacitações, julgamentos, atrações técnicas e exposição


As principais exposições agropecuárias que movimentam e fortalecem o agronegócio em Alagoas já têm datas definidas para 2026. A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), responsável pelos maiores eventos do setor no estado, confirmou o cronograma do próximo ano, mantendo o alinhamento com o calendário nacional e reforçando o papel de Alagoas como vitrine de genética, negócios e capacitação técnica no Nordeste.
A primeira grande parada será a Expoalagoas Genética, programada para ocorrer de 11 a 17 de maio de 2026, no Parque da Pecuária, em Maceió. Exclusiva para criadores e pecuaristas, a feira tem perfil altamente técnico, reunindo julgamentos, exposição de animais, rodada de negócios, palestras e leilões. É considerada uma das principais agendas de networking do estado, com foco na excelência genética do rebanho alagoano e na atualização profissional dos produtores.
Abrindo o segundo semestre, de 23 a 27 de setembro, será realizada a tradicional Expo Bacia Leiteira, promovida pela Prefeitura de Batalha, no Parque Mair Amaral, na região da Bacia Leiteira alagoana. O maior evento da pecuária leiteira do Nordeste concentra ações voltadas à evolução genética, competitividade e fortalecimento da cadeia produtiva, com torneio leiteiro, julgamentos, encontros técnicos, palestras e comercialização de animais.
Fechando o calendário, a Expoagro-AL chega à sua 76ª edição, entre 23 de outubro e 1º de novembro de 2026, novamente no Parque da Pecuária, em Maceió. O maior evento agropecuário em volume de negócios do Norte e Nordeste deve manter o patamar da edição de 2025, que movimentou cerca de R$ 50 milhões em vendas entre leilões, máquinas, veículos, genética e serviços.
Para 2026, a expectativa é de expansão, com mais leilões e uma programação ainda mais completa de capacitação, julgamentos, atrações técnicas e exposição de animais.
O presidente da ACA, Domício Silva, destacou o impacto do calendário no fortalecimento da pecuária alagoana.
“Estamos falando de eventos fortes, de grande visibilidade nacional, verdadeiras vitrines do trabalho que Alagoas realiza e dos produtos que comercializa para todo o país. É um calendário que confirma a força do nosso estado na pecuária, impulsiona negócios, qualifica o rebanho e estimula o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva”, afirmou.

