Pesquisa
Projeto vai desenvolver bioinsumo agrícola multifuncional para diferentes culturas
Iniciativa atende à demanda do agronegócio por soluções sustentáveis


Um acordo de cooperação firmado entre a Embrapa Agroenergia, a Embrapa Arroz e Feijão e a empresa Carbom Brasil vai viabilizar o desenvolvimento de um novo bioinsumo agrícola multifuncional à base de extrato microbiano vegetal. O projeto envolve a definição de escalonamento, sistema de produção e formulação de um produto com potencial para o controle de fungos e o estímulo ao crescimento das culturas.
O pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do projeto, Félix Siqueira, explica que a iniciativa dá continuidade aos estudos realizados no projeto Bioinsumo agrícola multifuncional de extratos microbianos – OudControl-1. Ao longo de três anos de pesquisas, o trabalho permitiu selecionar os extratos mais indicados para o desenvolvimento de um novo bioinsumo com dupla função: biofungicida e biofertilizante, a partir de extratos microbianos capazes de promover o crescimento vegetal e controlar fungos fitopatogênicos.
A Carbom Brasil, empresa especializada no desenvolvimento de bioinsumos multifuncionais, mantém outros projetos de pesquisa em andamento com diferentes unidades da Embrapa, reforçando o compromisso com a inovação científica e o avanço de soluções sustentáveis para o agronegócio brasileiro.
Com a renovação da parceria por mais 38 meses, será iniciado o projeto OudControl-2, que dará continuidade ao trabalho científico. Entre os objetivos estão a definição de escalonamento, a realização de testes de campo para validação do sistema de produção e, por fim, o desenvolvimento de uma formulação adequada para uso e aplicação do novo bioinsumo.
O projeto está alinhado à crescente busca do setor agropecuário por soluções sustentáveis. A demanda por tecnologias capazes de promover o crescimento vegetal, estimular as defesas naturais das plantas e controlar pragas e doenças tem aumentado de forma significativa.
Os bioinsumos multifuncionais exercem múltiplas funções, tanto nas plantas quanto no solo, como o próprio nome indica, atuando desde o controle de pragas e doenças até a melhoria da saúde do solo. “Adicionalmente, esses bioprodutos podem contribuir para a mitigação de estresses bióticos e abióticos, além de possibilitar a substituição de produtos químicos ou a redução de seu uso, por meio de combinações com bioinsumos em menores concentrações”, ressalta Félix Siqueira.
Durante as pesquisas do OudControl-1, foram identificados extratos eficientes contra diversos fungos fitopatogênicos de relevância para diferentes culturas agrícolas. Com base nesses resultados, o OudControl-2 dará sequência aos estudos com foco no desenvolvimento de uma solução biológica eficaz para o mercado agrícola.
