loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 23/01/2026 | Ano | Nº 6146
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Rural

Exterior

Boitel Pindorama abre mercado internacional com primeira exportação de animais hospedados

Foram 100 bovinos fruto de um cruzamento das raças angus Aberdeen e Nelore

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Bovinos hospedados no Boitel Pindorama foram exportados para a Turquia a partir do porto de Belém
Bovinos hospedados no Boitel Pindorama foram exportados para a Turquia a partir do porto de Belém | Foto: ASCOM PINDORAMA

O Boitel Pindorama, primeiro confinamento coletivo de bovinos do Nordeste, realizou sua primeira operação de exportação de animais, marcando a entrada do empreendimento no mercado internacional. Ao todo, 100 bovinos, fruto do cruzamento das raças Angus Aberdeen e Nelore, foram exportados para a Turquia.

Os animais pertencem ao pecuarista Carlos Messias, proprietário do Sítio Taquara, localizado no município de Anadia, no interior de Alagoas. A negociação foi conduzida pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, em parceria com o produtor.

Durante cerca de 90 dias de confinamento no boitel, os bovinos apresentaram ganho médio de 135 quilos de peso vivo, o equivalente a 4,53 arrobas, em relação ao peso registrado no momento do check-in. Os dados foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Kevin Rodrigues, coordenador de exploração pecuária da Cooperativa Pindorama.

Segundo Rodrigues, a operação representa um avanço estratégico para o empreendimento, ao inserir o boitel em uma cadeia produtiva mais exigente.

“A exportação de bois Angus Aberdeen cruzados com Nelore representa um avanço estratégico muito importante para o Boitel Pindorama. Esse tipo de animal une a rusticidade e a adaptação do Nelore à qualidade de carne e à precocidade do Angus, atendendo às exigências do mercado internacional”, afirmou.

O engenheiro agrônomo destaca ainda que a participação no mercado externo amplia o valor agregado do sistema produtivo.

“Para o empreendimento, isso significa maior valorização do boi terminado e acesso a mercados mais exigentes. Esses animais apresentam melhor eficiência produtiva, com bom ganho de peso e acabamento de carcaça, o que melhora os resultados operacionais do boitel”, explicou.

Responsável pela implantação do confinamento coletivo, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, avalia que a exportação confirma a viabilidade técnica e comercial do modelo adotado.

“Um animal para exportação é avaliado em muitos critérios. Isso mostra que o trato, a genética e as parcerias que temos são de excelente qualidade. Abre-se uma porta importante para a agropecuária de Alagoas e para a pecuária coletiva, beneficiando também os produtores parceiros que utilizam o boitel”, destacou.

A exportação foi realizada a partir do porto de Belém, no Pará, na região Norte do País.

Relacionadas