loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 23/07/2026 | Ano | Nº 6273
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

Exterior

Boitel Pindorama abre mercado internacional com primeira exportação de animais hospedados

Foram 100 bovinos fruto de um cruzamento das raças angus Aberdeen e Nelore

Ouvir
Compartilhar
Bovinos hospedados no Boitel Pindorama foram exportados para a Turquia a partir do porto de Belém
Bovinos hospedados no Boitel Pindorama foram exportados para a Turquia a partir do porto de Belém | Foto: ASCOM PINDORAMA

O Boitel Pindorama, primeiro confinamento coletivo de bovinos do Nordeste, realizou sua primeira operação de exportação de animais, marcando a entrada do empreendimento no mercado internacional. Ao todo, 100 bovinos, fruto do cruzamento das raças Angus Aberdeen e Nelore, foram exportados para a Turquia.

Os animais pertencem ao pecuarista Carlos Messias, proprietário do Sítio Taquara, localizado no município de Anadia, no interior de Alagoas. A negociação foi conduzida pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, em parceria com o produtor.

Durante cerca de 90 dias de confinamento no boitel, os bovinos apresentaram ganho médio de 135 quilos de peso vivo, o equivalente a 4,53 arrobas, em relação ao peso registrado no momento do check-in. Os dados foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Kevin Rodrigues, coordenador de exploração pecuária da Cooperativa Pindorama.

Segundo Rodrigues, a operação representa um avanço estratégico para o empreendimento, ao inserir o boitel em uma cadeia produtiva mais exigente.

Shorts Youtube
Play
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Play
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Play
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Play
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Play
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

“A exportação de bois Angus Aberdeen cruzados com Nelore representa um avanço estratégico muito importante para o Boitel Pindorama. Esse tipo de animal une a rusticidade e a adaptação do Nelore à qualidade de carne e à precocidade do Angus, atendendo às exigências do mercado internacional”, afirmou.

O engenheiro agrônomo destaca ainda que a participação no mercado externo amplia o valor agregado do sistema produtivo.

“Para o empreendimento, isso significa maior valorização do boi terminado e acesso a mercados mais exigentes. Esses animais apresentam melhor eficiência produtiva, com bom ganho de peso e acabamento de carcaça, o que melhora os resultados operacionais do boitel”, explicou.

Responsável pela implantação do confinamento coletivo, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, avalia que a exportação confirma a viabilidade técnica e comercial do modelo adotado.

“Um animal para exportação é avaliado em muitos critérios. Isso mostra que o trato, a genética e as parcerias que temos são de excelente qualidade. Abre-se uma porta importante para a agropecuária de Alagoas e para a pecuária coletiva, beneficiando também os produtores parceiros que utilizam o boitel”, destacou.

A exportação foi realizada a partir do porto de Belém, no Pará, na região Norte do País.

Relacionadas