loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 20/02/2026 | Ano | Nº 6165
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Rural

Superação

Brasil registra recorde na importação de fertilizantes

Desempenho reforça um cenário positivo para a agricultura nacional

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Mato Grosso, Paraná e São Paulo lideraram o consumo de fertilizantes no país, confirmando o protagonismo dessas unidades da federação na produção agrícola brasileira
Mato Grosso, Paraná e São Paulo lideraram o consumo de fertilizantes no país, confirmando o protagonismo dessas unidades da federação na produção agrícola brasileira | Foto: PIXABAY

As importações brasileiras de fertilizantes alcançaram 45,5 milhões de toneladas ao longo de 2025, superando as 44,28 milhões de toneladas registradas em 2024 e estabelecendo um novo recorde da série histórica. É o que aponta o Boletim Logístico divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O desempenho reforça um cenário positivo para a agricultura nacional, pois indica maior disposição dos produtores em ampliar a área plantada de grãos e elevar a produtividade média das lavouras. Ao longo de 2025, o volume crescente de aquisições já sinalizava a confiança do setor produtivo nas perspectivas da safra. Mato Grosso, Paraná e São Paulo lideraram o consumo de fertilizantes no país, confirmando o protagonismo dessas unidades da federação na produção agrícola brasileira.

O resultado consolidado da entrada de fertilizantes pelos principais terminais portuários brasileiros reafirma a robustez da cadeia de suprimento de insumos e sustenta expectativas favoráveis para o avanço da produção agrícola. Somados os recebimentos nos portos de Paranaguá (PR), Santos (SP) e do Arco Norte, o volume importado em 2025 foi de 45,50 milhões de toneladas, frente a 44,28 milhões de toneladas em 2024, o que representa aumento de 1,22 milhão de toneladas (+2,68%).

Como principal canal de entrada de fertilizantes importados no país, manteve-se o Porto de Paranaguá (PR), terminal pelo qual foram internalizadas 10,89 milhões de toneladas no período, volume próximo ao registrado no ano anterior, de 11,04 milhões de toneladas, o que representa leve redução de 150 mil toneladas (-1,36%). Também apresentaram desempenho positivo os portos do Arco Norte, com movimentação de 8,27 milhões de toneladas em 2025, acima das 7,5 milhões de toneladas registradas em 2024, evidenciando o fortalecimento logístico da região. Já o Porto de Santos (SP) recebeu 8,42 milhões de toneladas, em comparação com 8,88 milhões de toneladas no ano anterior, o que corresponde à diminuição de 5,18% nas importações de insumos.

Relacionadas