loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

Superação

Brasil registra recorde na importação de fertilizantes

Desempenho reforça um cenário positivo para a agricultura nacional

Ouvir
Compartilhar
Mato Grosso, Paraná e São Paulo lideraram o consumo de fertilizantes no país, confirmando o protagonismo dessas unidades da federação na produção agrícola brasileira
Mato Grosso, Paraná e São Paulo lideraram o consumo de fertilizantes no país, confirmando o protagonismo dessas unidades da federação na produção agrícola brasileira | Foto: PIXABAY

As importações brasileiras de fertilizantes alcançaram 45,5 milhões de toneladas ao longo de 2025, superando as 44,28 milhões de toneladas registradas em 2024 e estabelecendo um novo recorde da série histórica. É o que aponta o Boletim Logístico divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O desempenho reforça um cenário positivo para a agricultura nacional, pois indica maior disposição dos produtores em ampliar a área plantada de grãos e elevar a produtividade média das lavouras. Ao longo de 2025, o volume crescente de aquisições já sinalizava a confiança do setor produtivo nas perspectivas da safra. Mato Grosso, Paraná e São Paulo lideraram o consumo de fertilizantes no país, confirmando o protagonismo dessas unidades da federação na produção agrícola brasileira.

O resultado consolidado da entrada de fertilizantes pelos principais terminais portuários brasileiros reafirma a robustez da cadeia de suprimento de insumos e sustenta expectativas favoráveis para o avanço da produção agrícola. Somados os recebimentos nos portos de Paranaguá (PR), Santos (SP) e do Arco Norte, o volume importado em 2025 foi de 45,50 milhões de toneladas, frente a 44,28 milhões de toneladas em 2024, o que representa aumento de 1,22 milhão de toneladas (+2,68%).

Como principal canal de entrada de fertilizantes importados no país, manteve-se o Porto de Paranaguá (PR), terminal pelo qual foram internalizadas 10,89 milhões de toneladas no período, volume próximo ao registrado no ano anterior, de 11,04 milhões de toneladas, o que representa leve redução de 150 mil toneladas (-1,36%). Também apresentaram desempenho positivo os portos do Arco Norte, com movimentação de 8,27 milhões de toneladas em 2025, acima das 7,5 milhões de toneladas registradas em 2024, evidenciando o fortalecimento logístico da região. Já o Porto de Santos (SP) recebeu 8,42 milhões de toneladas, em comparação com 8,88 milhões de toneladas no ano anterior, o que corresponde à diminuição de 5,18% nas importações de insumos.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Relacionadas