loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 07/08/2026 | Ano | Nº 6284
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

CRÉDITO

Banco do Brasil passa a operar linha de crédito para compra de máquinas agrícolas

Produtores poderão financiar até 100% do valor dos equipamentos, com prazo de até cinco anos para pagamento

Ouvir
Compartilhar
A linha de crédito busca ampliar o acesso dos produtores rurais a máquinas e equipamentos nacionais, incentivando a modernização, a produtividade e a sustentabilidade no campo
A linha de crédito busca ampliar o acesso dos produtores rurais a máquinas e equipamentos nacionais, incentivando a modernização, a produtividade e a sustentabilidade no campo | Foto: Marcelo Beledeli/Globo Rural

O Banco do Brasil começou a operar a linha Aquisição Inovadora – Programa Move Máquinas Agrícolas, destinada ao financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas de fabricação nacional. Os recursos são repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e têm como objetivo ampliar o acesso dos produtores rurais a tecnologias voltadas à modernização da atividade agropecuária.

A nova linha permite financiar até 100% do valor dos bens, com prazo de até 60 meses para pagamento em parcelas anuais ou semestrais. As operações são isentas de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e não exigem contrapartida do tomador.

O limite de crédito é de até R$ 30 milhões por beneficiário, contemplando produtores rurais pessoas físicas, pessoas jurídicas e cooperativas agropecuárias. Segundo a Finep, a expectativa é que as taxas finais de juros fiquem entre 9% e 9,5% ao ano.

A linha foi anunciada durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), e busca incentivar a adoção de tecnologias nacionais capazes de elevar a produtividade, aumentar a competitividade e promover a sustentabilidade no campo.

Shorts Youtube
Play
Homem é encontrado morto enrolado em fios em São Brás

Homem é encontrado morto enrolado em fios em São Brás

Play
Avô é preso 5 anos após estuprar neta durante ceia de Natal

Avô é preso 5 anos após estuprar neta durante ceia de Natal

Play
Vendiam perfumes furtados no Centro de Arapiraca e acabaram presos

Vendiam perfumes furtados no Centro de Arapiraca e acabaram presos

Play
Suspeito de matar duas pessoas durante o réveillon no Pilar é preso

Suspeito de matar duas pessoas durante o réveillon no Pilar é preso

Play
Jovem de 19 anos é morto na parte alta de Maceió

Jovem de 19 anos é morto na parte alta de Maceió

Ao todo, o programa contará com até R$ 10 bilhões em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), operacionalizados pela Finep. Os financiamentos estarão disponíveis durante a vigência da Medida Provisória nº 1.374/2026, que autorizou a iniciativa.

Em nota, o vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Gilson Bittencourt, afirmou que a instituição pretende liderar a operacionalização da nova linha de crédito.

“O Banco do Brasil quer ser o principal operador da linha de crédito, colocando sua capilaridade, expertise em crédito rural e proximidade com o produtor a serviço da inovação no campo. Essa iniciativa amplia o acesso a tecnologias nacionais e fortalece a competitividade, a produtividade e a sustentabilidade do agro”, destacou.

Além do Banco do Brasil, a linha também pode ser operada pelo Sicredi, pela Cresol Baser e pela Cresol Sicoper. As contratações estão disponíveis desde 28 de julho, após regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Relacionadas